25 março 2008

Linchamentos, polícia e pesquisa (parabéns à polícia!)

Tive a possibilidade e o prazer de ler um relatório de pesquisa elaborado este mês por uma equipa do Comando Geral da Polícia sobre os factores intervenientes nos linchamentos ocorridos em Chimoio, Beira e Dondo. Não vou aqui referir-me quer aos méritos e deméritos do relatório e do trabalho que assentou em entrevistas e na administração de um questionário, quer aos resultados a que se chegou. Mas refiro-me imperativamente à coragem e à honestidade da equipa multidisciplinar, que soube ir muito para além do dizer fácil e preguiçoso de certos círculos e de pseudo-analistas da praça, detectando múltiplos problemas - complexos e graves, com causas e situações de natureza vária -, à retaguarda dos linchamentos, tal como eu e a minha equipa da Unidade de Diagnóstico Social do Centro de Estudos Africanos temos estado a sugerir faz já muito tempo.
Parabéns à polícia e à equipa que executou a pesquisa.
Adenda: Mensagem para Paulo Victor: você que me escreveu, que é aluno da Universidade de Brasília (graduação em Antropologia) e cuja dissertação final de curso será sobre os linchamentos numa cidade no nordeste Brasileiro (São Luís - Maranhão), saiba que estou ao seu inteiro dispor, dado que aí, como referiu, também são frequentes os linchamentos. Forte abraço e em frente. Oiça, estarei no Brasil em Maio.

Sem comentários: