24 abril 2009

O rochedo de Dhlakama (4)

Vamos lá avançar mais um pouco nesta atrasada série.
O que se passou desde que aqui postei o último número?
Passaram-se três coisas: primeiro, formou-se o MDM depois que Dhlakama e os seus generais decidiram que Deviz Simango estava a mais na Renamo; segundo, uma parte dos intelectuais modernos da Renamo criticou a posição tomada e/ou abandonou o partido; terceiro, Dhlakama decidiu fixar residência política em Nampula.
O que isso quer dizer? Isso quer dizer, por hipótese, três coisas também: primeiro, a Renamo despovoou-se de parte do seu núcleo pensante mais moderno, do núcleo neuronal anti-AKM, tendo eventualmente regressado ao tipo de militantes duros, castrenses, dos anos 90; segundo, a Renamo viu fugir-lhe militantes do tipo gramsciano "homens comuns," numa cisão politicamente desfavorável daqui em diante; terceiro, Dhlakama decidiu contrariar a sangria em cima - originada, entre outros factores, pelo descalabro político na Beira, com a aposta em Manuel Pereira - investindo num demorado movimento de aproximação por baixo, pelo campo, pelas províncias mais desfavorecidas.
(continua)

15 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

o Dhlakama ja fez a sua parte.
pos a FRELIMO sentada na mesa, venceu algumas (pelo menos uma, com certeza) eleicoes, obrigou a FRELIMO despender recursos para o abater politicamente, e ainda sobrevive!

Agora o capitao esta velho, tirou a tripulacao do barco que ele sabe que vai afogar.

Poderiamos analizar a actuacao do Dhlakama numa prespectiva hipotetica de estrategia e poderiamos concluir como hipotese tambem que e' de facto um movimento brilhante, obrigar a FRELIMO gastar recursos, mostrar a real faceta e faze-los afogar com ele.ele conhece bem a FRELIMO.

veja que a FRELIMO para abater politicamente ao DHLAKAMA esta a gastar dinheiro e a perder a passiencia e mostrar o que realmente pensa e 'e. pessoalmente considero DHLKAMA melhor que GUEBUZA. o GUEBUZA esta levar a FRELIMO ao fundo enquanto que o DHLAKAMA vai ao fundo sozinho ou entao com a FRELIMO junto.

sem descurar o facto de a antipatia pelo DHLAKAMA ter muito haver com a figura de Bandido Armado pintada pela FRELIMO.

Na assembleia da Republica, todos sabemos que a FRELIMO disconversa, e disconversa tanto que ja nem sabe conversar mais. desaprendeu a conversar. e como tal manter o ritmo das coisas como estavam, estava a trazer desgaste de energia aos jovens da RENAMO sem resultados palpaveis e sem prespectivas de melhoria no futuro.

e se juntarmos ao facto de ele dizer que os Macuas e Ndaus estao em risco, ser a razao dele por se em Nampula, entao fica ainda mais Brilhante. divide o foco da FRELIMO, por um lado o foco da FRELIMO passa para o Norte, o que acareta mais custos, doutro defende tambem as etnias do Norte, da ainda espaco ao MDM para crescer e abre espaco em maputo.

o que pode significar duas frantes de combate e a retaguarda desguarnecida da FRELIMO.

se essa for a estrategia, entao estamos perante alguem que esta custar muito caro 'a FRELIMO e esta de facto a prestar um grande servico ao pais. a FRELIMO ficou velha e desgastada a perseguir o DLAKAMA.

e' apenas Hipotese, pensamento, o campo de todas as possibelidades.

Anónimo disse...

Professor!
Gostei dessa, Nucleo neuronal anti-AKM.

Pensamento Gramsciano vai além fronteiras do pensamento do AKM.
Aguardamos a continuaçao...
Bom fim de semana.

Linette Olofsson

Reflectindo disse...

Ai, ai, ai, anónimo, regista o que dizes, pois que irá a prova pelo menos nos próximos 5 a 10 anos. Enquanto vivo me lembrarei disso.

umBhalane disse...

AKM?

Preciso de tradução, por favor.

Obrigado.

Anónimo disse...

se o professor me permite...

semantica! significado das palavras! AK47 ! METRELHADORA!URSS! COMUNISMO!VIOLENCIA! BANDEIRA DE MOCAMBIQUE!

Anónimo disse...

Não percebi nada da estratégia política exposta tão brilhantemente pelo primeiro comentador. Por exemplo, como é que Dlhakama vai levar a FRELIMO a se afundar com ele?
De que é que ele está a defender os Ndaus e os macuas?
Já agora, perguntando ao Reflectindo que parece Macua e ao Amorim que parece Ndau, de que é que Dlhakama vos defende?
Viriato Tembe

Anónimo disse...

o Viriato tambem parece que sabe disconversar.diz que 'e brilhante e tambem diz que nao entendeu NADA!

DISCONVERSA!

Reflectindo disse...

Concordo com o último anónimo que disse que Viriato Tembe sabe disconversar, mas para mim a questão pode não terminar por aí. Ela pode ser mais séria.

Ora, eu sou sim Macua/Mmakwa, mas como entenderia a pergunta do Viariato Tembe ainda que se relacione ao comentário do primeiro anónimo. É isso que o anónimo escreveu? Parece-me que não

Anónimo disse...

Reflectindo, o primeiro anonimo afirma que Dlhakama vai tambem defender as etnias do norte. Nao viu essa afirmacao? A minha pergunta ee: defende-os de que?

O anonimo disse tambem que Dlhakama estaa a seguir uma estrategia de se afundar. E que nessa estrategia ele escolheu afundar-se sozinho, poupando a oposicao que lhe sobreviveraa. No entanto, na sua estrategia de se afundar, Dlhakama vai conseguir levar a Frelimo a afundar-se com ele. Reflectindo nao viu isso? Eu perguntei: como vai levar a Frelimo a se afundar?

Diga-me Reflectindo, fazer essas perguntas ee disconversar? Jaa notou que acusa de sair do tema todos os que nao alinham consigo na minimizacao da Frelimo? Jaa notou que acusa de disconversar todod os que pedem argumentos e justificacao para o optimismo exagerado em relacao ao MDM?

Viriato Langa

Reflectindo disse...

Caro Viriato

1. Já fico confuso. És Viriato Tembe, Viriato Langa ou Jaime Langa???? Peço-te esclarecimento, ao mesmo tempo que te sugiro que debatendo comigo ficaria melhor que assinasses como Viriato Tembe nome ou pseudónomo pelo qual te identico. Não é por algum mal.

2. Posso estar a ler mal o que o primeiro anónimo escreveu, mas entendo que ele não fez afirmação de convicção sobre Dhlakama a defender Macuas e Ndaus. O anónimo usou formas condicionais o que temos que ter em consideração quando o replicamos. É nesse sentido que eu até coloquei que isso se provaria, talvez não hoje, mas daqui há 5 ou 10 anos. Não excluo a possibilidade de isso provar-se antes desse período.

Caro Viriato, se no teu comentário em que me apelas a responder como Macua tinha intenção de minimizar o MDM e subelevar a Frelimo, ainda não tinha entendido. Agora sim, te entendo. Porém, ainda preciso de entender a relação que fazes entre Macua e Ndau com subelevacão ou minimizacão do MDM vs Frelimo.

Não tenho certeza que o primeiro anónimo subeleva o MDM e minimiza a Frelimo, mas entendo-o que esteja a fazer uma análise sobre o impacto de Dhlakama fixar a residência em Nampula. Não será que isto vai muda o focus da Frelimo sob todas as consequências?

3. Quando noto que há fugas do tema alerto usando a minha consciência e assinando como Reflectindo. O desvio do tema é uma estratégia para evitar a resposta

4. A outra questão que repudio é alguém pedir dados ou argumentos quando esse mesmo não aparece com dados e contra-argumentos. Seria maravilhoso se por exemplo, o Viriato aparecesse com contra-argumento ao que o primeiro anónimo disse. Não achas?

Anónimo disse...

nome completo: Viriato Gregório Langa Tembe; filho de Hermenegildo Tembe e de Rosalina Langa.

Anónimo disse...

Mais informação: natural de Denguene, arredores de Xai Xai. Colegas d escola no Xai Xai (alguns): Ana Maria Raquel, SP do Ministério da I e Comércio, Roberto Chitsondzo, músico e deputado, Sulemane Sidique, músico radicado no Xai Xai, Xadreque Macuacua, treinador de futebol...

Viriato L. Tembe

Anónimo disse...

"e se juntarmos ao facto de ele dizer que os Macuas e Ndaus estao em risco, ser a razao dele por se em Nampula, entao (Dlhakama) fica ainda mais Brilhante". Caro Reflectindo, esta afirmação é do primeiro anónimo. Não consegue ver lá a palavra Ndaus e Macuas? Portanto, quem falou de Ndaus e Macuas não fui eu, foi o anónimo. Eu limitei-me a querer saber de que lhes defenderia Dlhakama!

"Agora o capitao esta velho, tirou a tripulacao do barco que ele sabe que vai afogar...o DHLAKAMA vai ao fundo sozinho ou entao com a FRELIMO junto." Estas também são afirmações do anónimo. Não vi nenhuma condicional aqui, amigo Reflectindo. Vejo uma tese que o anónimo defende. Interessei-me apenas em saber em que se fundamenta essa tese. A Frelimo está a demonstrar sinais de fragilidade? (não me parece, pois este Partido ganhou praticamente todas as autarquias. A Frelimo está a mostrar sinais de fragilidade nas zona rurais? Não me parece, pois me parece que as zonas onde a Frelimo mostra evidentes sinais de grande vigor político é mesmo nas zonas rurais?

Discutir essas coisas não é fugir do tema. É testar nossas certezas.

Viriato Tembe

umBhalane disse...

Caro 25/4/09 12:57 PM

Obrigado pela informação.

Reflectindo disse...

Caro Viriato Tembe, obrigado pela identificacão, porém, acho que por qualquer razão não entendeste a minha confusão. Se eu assino como Reflectindo, nome do meu blog, nos meus comentários e num outro assino com o meu nome próprio não crio confusão aos meus leitores? A minha pergunta foi simples e fiz-te uma sugestão. Não era por mal. Também não julgo que tenhas feito mal por teres te identificado claramente. Apenas fiquei com a impressão que não entendeste o que me confusionava.

A semana de trabalho comecou e o tempo é mesmo ouro. Os assuntos são muitos e não só nos blogs. O primeiro anónimo nunca mais voltou talvez porque acha que está pronto. O Viriato Tembe também disse o que lhe convence, isso mesmo que eu gostaria de saber como argumento. Tal igual escrevi quanto às afirmacões do anónimo, também digo o mesmo quanto às afirmacões do Viriato. Enquanto vivos, provaremos tudo isto daqui há 5 ou 10 anos. É passo a passo até lá.

Ah lembrei-me que duas coisas:

A primeira, viste como o primeiro anónimo terminou com o texto?

A segunda é sobre o que escreves: "Não me parece, pois me parece que as zonas onde a Frelimo mostra evidentes sinais de grande vigor político é mesmo nas zonas rurais?"

- Viste como esta afirmacão parece concordar com o que o anónimo está a colocar como hipótese? Mudança de focus, não será?

Quanto à pergunta que me fazes como Macua, não me julgo com o dever de respondê-la, pois não sou eu quem a disse. Também o primeiro anónimo não assumiu como proprietário da expressão. Ele foi muito cuidado ao dizer que foi Afonso Dhlakama quem disse que estava em Nampula para defender os Macuas e Ndaus. Ainda não acho que o anónimo assumiu que o que Afonso Dhlakama afirma é verdade, mas ele acha (hipótese) que isso pode ser dispendioso para a Frelimo. Tenho a impressão que entendemos (tu e eu) o anónimo de diferentes maneiras.