06 julho 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [14]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
Número anterior aqui, número inaugural aqui.  Vejamos, agora, representações tradicionais sobre ensino e sua qualidade. Através dos jornais e do bula-bula de esquina, podemos aperceber-nos de algumas crenças fortes e recorrentes no comum de nós. Na verdade, a imprensa e o bula-bula de esquina estão cheios de imagens persistentes do género: a qualidade do ensino é má, as crianças não sabem ler, mesmo os estudantes universitários mal sabem ler, temos de tornar o ensino mais prático, os estudos universitários são muito teóricos, etc.  [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

Sem comentários: