16 julho 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [16]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
Número anterior aqui, número inaugural aqui.  Os problemas apresentados concorrem de forma decisiva para que a opinião pública do nosso país, em particular ao nível da imprensa escrita, seja sistematicamente determinada por um coro de vozes que tem o passado como referência positiva, designadamente o passado colonial. De que maneira opera essa determinação? O que, basicamente, se escreve e se diz - não poucas vezes com mal camuflada nostalgia - é que no passado colonial aprendia-se, os alunos aprendiam verdadeiramente a ler e a escrever, os professores eram bem formados e competentes e as passagens de classe eram rigorosas. [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

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